quarta-feira, 18 de abril de 2012


Fui convidada pela Samsung a estar presente no #PFC2012SIM!! Evento que se realizou no fim de semana passado na cidade de Coimbra (como já é da praxe). Deixo-vos com um resumo do painel BRAND CULTURE...

"O Markus Ley, da Roundsquare Collective vai moderar uma conversa sobre moda e como a street fashion se cruzou com a alta costura, o que tem colocado as marcas de moda a colaborar entre si e como estas se transformam também em plataforma de criação de conteúdos, para conseguirem chegar a novos públicos, que hoje são eles próprios muitas vezes vistos como curadores. Quais são hoje as plataformas de referência e para quem falam?"

Estava assim lançado o mote no painel, BRAND CULTURE, onde a conversa levada a cabo por Armando Cabral, Pedro Caride e Ricardo Andrez, moderada por Markus Ley levou até ao público a influência de cada um dos oradores na indústria da moda. Um palco e três oradores, onde dois dos oradores não me eram de todo desconhecidos... Armando Cabral, modelo, empresário e Ricardo Andrez, designer de moda, mas eis que surge no painel o nome, Pedro Caride, responsável pela POR VOCAÇÃO (loja de vestuário masculino na cidade Invicta) que admite ter como estratégia o crescimento e a diversificação baseado no serviço online. 



Em tempo de crise, onde a conjuntura económica não é a mais favorável, a indústria debate-se muitas vezes com a falta de atrevimento, com a falta de visão e muitas vezes de abertura a novos mercados. Crise tem como sinónimo o risco, o risco que foi colocado de lado pela POR VOCAÇÃO que se atreveu a criar uma loja online, oferecendo exclusividade aos seus clientes. Para que esta loja tenha um forte desempenho, o seu mentor, Pedro Caride desdobra-se em múltiplas funções, tornando-se no editor da sua própria loja, quase que... por vocação. 

"As lojas online estão a contratar ex-directores das melhores revistas do mundo." - Pedro Caride 

Este foi sem dúvida um painel virado para a moda masculina. O modelo presente no #PFC2012SIM, Armando Cabral, conta-nos um pouco da sua já longa carreira. O mundo da passerelle, surgiu desde cedo, por volta dos seus oito anos e aos dezassete anos ruma a uma das Capitais da Moda Europeia - London.


Conhecedor de moda e de todo o seu background, resolveu aventurar-se no business, como muitas vezes proclamou ao longo da conversa. Calçado, calçado e mais calçado é o que não falta de todo na vida do jovem designer. Ansiava ter uma linha de calçado versátil que se pudesse conjugar com a sua vida de modelo. Uma linha formal para ser usada na informalidade diária. 

"Adoro sapatos, posso dizer que tenho mais de 300." - Armando Cabral

Designer de moda e personalidade presente na Moda Lisboa, Ricardo Andrez, foi o último convidado apresentado no Brand Culture. O mesmo admitiu que recentemente tivera a noção de que o seu nome tornar-se marca, brand, e tudo o que isso implicaria. Desenha exclusivamente peças para o mercado masculino e acredita que Portugal não se encontra de todo preparado para a nova vaga de importância dada ao sexo masculino. Confissão essa que fora desvalorizada pelos restantes convidados do painel. 

"Desenvolver moda só para homem em Portugal é um bocado suicidio!" 
- Ricardo Andrez


Photos by Luís Pereira

O Let's Think Outside the Box, chegou ao fim. Chegou ao fim mais uma edição de Pensar Fora da Caixa. Para quem esteve presente, espero que tenham esperado tudo aquilo que a organização esperava... porque afinal, todos os anos são anos para Pensar Fora da Caixa.


"Esperamos mesmo que este fim de semana marque o que estão a fazer, o que vão fazer, mas também a vossa opinião sobre o que já fizeram." 
- #PFC2012SIM 


7 comentários:

  1. Que sorte em teres participado :)

    http://maniac4moda.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Que sorte! Estiveste na minha cidade ;)
    Bom post! Gostei do blog e da sua essencia
    xoxo
    The Land of Miabelle

    ResponderEliminar
  3. Encontrei o teu blog através da N Mag, estava a ler a tua publicação e adorei o texto, as mesmas comparações que eu usaria e a pertinência do assunto. Enquanto designer, amante de arte mas sobretudo uma curiosa veterana tive que vir espreitar o teu blog e fiquei fã. Já tive a oportunidade de estar numa conversa/ formação em que Pedro Caride participou, na Casa da Música, e lembro-me de concordar plenamente com o que ele dizia acerca to tema Porto cidade de moda, estando obviamente a Por Vocação (uma das lojas que mais admiro na minha cidade btw) como uma das plataformas de lançamento da cidade.
    Vou-te seguir e espero que mais publicações pertinentes como esta e a da revista apareçam por aqui =)

    http://myveryownoneyearproject.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Deve ter sido super interessante.
    Há uns meses também houve umas conferências aqui no Porto onde falou o Pedro Caride, que também não conhecia até à altura, mas que para mim foi dos que melhor falou sobre o panorama da moda actual e sobre a importância das lojas de moda online.
    By the way, gostei imenso do teu artigo para a Nstyle :)

    Lau

    ResponderEliminar
  5. muito bem parece ter sido interessante!

    Estou a oferecer um Nokia Lumia 710 no blogue: http://invoguewithsilvanaquerido.blogspot.pt/2012/04/giveaway-nokia-lumia-710.html

    Participa

    Beijinho

    ResponderEliminar
  6. muito interessante :)
    http://pumps-pumpsfashionpatriciasilverio.blogspot.pt/

    ResponderEliminar